domingo, julho 11, 2004

O Golpe do Século

Essa é uma cópia de uma mensagem endereçada aos organizadores do Anime Friends. Como eu disse dia desses, não aqui, não me idolatrem, não me agradeçam, sigam meu exemplo.

"Aos organizadores e patrocinadores do Anime Friends 2004:

Como consumidor, espectador e veterano de eventos sobre mangá e anime, gostaria de solicitar desculpas formais e públicas, não dirigidas à mim, mas dirigidas a todos àqueles que vieram ao Anime Friends deste ano esperando, no mínimo, um evento de qualidade semelhante ao do ano passado.

Fomos, sem a menor sombra de dúvida, enganados. E, muito pior, tivemos nossas vidas colocadas em risco desnecessariamente por algo que não pode ser definido com palavras que não de baixo calão. Enquanto escrevo essa mensagem, rezo pelas vidas de crianças cujos pais incautos confiaram na organização desse evento, e que a qualquer momento podem ser vítimas de uma briga, de um incêndio ou de um grave acidente nas instalações absolutamente inadequadas desse evento. É digno de nota também o fato de que o atraso na programação das atrações faz com que quem contava com uma saída às vinte e uma horas se atrase muito para chegar à sua residência. Como os senhores parecem ter se esquecido, não vivemos em dias tranqüilos em todos os lugares do mundo, menos ainda em São Paulo e Grande São Paulo. E lembrem-se, por favor, que nem todas as seis mil pessoas que compareceram diariamente ao evento vinham de caravanas e estavam acompanhados dos pais.

A questão da absoluta falta de organização do evento quase eclipsa o aspecto ideológico do evento. Não sei quanto a outros fãs, mas posso lhe garantir que a ausência de exibições de animes e a presença de estandes oficiais de empresas de reputação levariam os eventos de manga e anime a um nível mais sério. Não levaram. As exibições de animes não autorizadas oficialmente foram substituídas por nada no que se refere a atrações, e por coisa muito pior no campo ético, com estandes que pirateavam CD’s na hora e cópias piratas de Evangelion sendo vendidas ao mesmo tempo em que se fazia o anúncio oficial do lançamento deste no Brasil. Confesso que a iniciativa de uma denúncia formal a Policia Federal sobre o assunto me passou pela cabeça, creio que há um célebre comerciante chinês trancado a ferros por coisa semelhante. Só não levei a cabo tal medida por imaginar a reação de milhares de jovens em ponto de ebulição tendo de reagir a mais um revés dessa natureza. Não fiz, e rezo para que não me arrependa disso em nenhum momento, ao ter me furtado de tomar uma atitude para efetivamente parar com a loucura que os senhores perpetraram e eu, como adulto, tomei parte conscientemente por apenas dois dias. Aqueles que não tem o mesmo discernimento e que confiaram nos senhores, que estejam sendo protegidos por Deus enquanto escrevo isso.

Espero ver o pedido de desculpas oficiais ao longo dessa semana no site oficial do evento. É o mínimo que os senhores devem a todos nós.

Sem mais, e, possivelmente, nunca mais em um evento dos senhores

Marcus Winicius Alencar de Andrade"

Update: A inauguração do Espaço das Américas esta prometida para o dia 15 de Julho no site oficial deles. Em outras palavras ... Estivemos em um lugar que ainda não estava pronto?